Jan 17, 2014

“Tempestade e Galanterie” marca regresso de Música Setecentista ao Palácio de Queluz

Temporada

Temporada de Música – Tempestade e Galanterie – Palácio de Queluz 2014
Programa
CICLO DE CARNAVAL
8 de Março, 21h00, Sala da Música
Ronald Brautigam, pianoforte
CPE Bach, M. Clementi, Cramer, L.V. Beethoven
No programa escolhido para o Palácio de Queluz o pianista inclui obras de C.P.E. Bach e M. Clementi, compositores setecentistas contemporâneos da época da construção do Palácio. A BBC Music Magazine classifica Brautigam como tendo “um genuíno estilo virtuoso”.
12 de Março, 21h00, Sala da Música
Kristian Bezuidenhout, pianoforte
CPE Bach, JS Bach, Mozart
Kristian Bezuidenhout é classificado pelo Boston Globe como “tecnicamente apto para nos fazer descobrir novas ideias sobre música antiga”. Em Queluz apresenta um repertório onde se destaca a obra do compositor Carl Philip Emanuel Bach, assinalando assim os 300 anos do seu nascimento.
15 e 16 de Março, 10h30 – 13h // 15h – 17h30 Workshop Cartas Musicais
Cristina Fernandes, musicóloga; Catarina Costa e Silva, especialista em Danças Antigas
Música, dança e jogos de salão nos finais do Antigo Regime; o baralho de cartas musicais de José do Espírito Santo e Oliveira
O baralho musical de José do Espírito Santo e Oliveira (1755-1819) serve de mote a um workshop sobre as danças de sociedade no século XVIII e inícios do século XIX, acompanhado pela respetiva contextualização histórica, e para um concerto encenado que procura recriar as diferentes práticas musicais, coreográficas e lúdicas.
16 de Março, 21h00, Sala dos Embaixadores
Cristina Fernandes, musicóloga
Catarina Costa e Silva e Alexandra Canaveira de Campos, bailarinas
Divino Sospiro
Assembleia em Queluz; Bailes, jogos de salão e repertórios instrumentais
Um concerto que se apresenta como muito mais do que um simples concerto. Neste dia será recriado o espírito das assembleias de Lisboa em finais do séc. XVIII, das quais a mais famosa e cosmopolita foi a Assembleia das Nações Estrangeiras, fundada pelo compositor e violinista Pedro Antonio Avondano (1714-1782).
22 de Março, 21h00, Sala da Música
Alexander Lonquich, pianoforte
Christophe Coin, violoncelo
L.v. Beethoven, sonatas op. 5 e op. 69
C. Ph. E. Bach, Fantasia e Rondo
Christophe Coin, um dos músicos mais importantes na renovação das interpretações historicamente esclarecidas dos últimos quarenta anos, regressa a Portugal para um concerto, estreando-se em duo com o pianista Alexander Lonquich.
28 de Março, 21h00, Sala da Música
Thalia Ensemble
Grund, Beethoven, Haydn, Danzi
Quintetos para Sopros e Pianoforte
Recentemente galardoado com o 1º Prémio no concurso internacional de York, no Reino Unido, o Thalia Ensemble foi fundado por músicos de vários países, entre os quais se conta o fagotista português José Rodrigues Gomes.
29 de Março, 21h00, Sala da Música
Divino Sospiro
Pedro Burmester, pianoforte
Massimo Mazzeo, direção musical
L. Boccherini, W.A.Mozart, F.  J.Haydn
É a primeira colaboração entre a Divino Sospiro e o pianista português Pedro Burmester, que pela primeira vez tocará um pianoforte histórico, neste caso o instrumento Clementi, jóia do património musical de Queluz. No programa consta um dos mais emblemáticos concertos de piano de Mozart, o KV595.

CICLO DE OUTONO
3 de Outubro, 21h00, Sala da Música
Midori Seiler violino
Jos van Immerseel pianoforte
Programa a divulgar
Midori Seiler e Jos van Immerseel, dois solistas virtuosos que há muito se econtram de forma regular para dar ao público um novo paradigma de interpretação do repertório clássico e romântico escrito para violino e pianoforte, e no qual se destacam as premiadas gravações das sonatas de Beethoven.
10 de Outubro, 21h00, Sala do Trono
Programa a definir
O Goethe-Institut e a temporada “Música em Queluz” juntam-se para oferecer um concerto integrado no Festival Cantabile possibilitando de novo o encontro do público português com alguns dos melhores intérpretes de música de câmara da Europa.
11 de Outubro, 21h00, Sala da Música
Trio do Desassossego – Violino, Violoncelo, Piano
Agrupamento vencedor do Prémio Jovens Músicos na categoria de Música de Câmara
L.van Beethoven – Trio em Ré M Op.70 n.º 1
F. Mendelshonn – Trio n.º1 em Ré M Op.49
A obra de Fernando Pessoa inspira a forma de estar na música deste trio formado em Setembro de 2012. Este concerto abre uma importante colaboração com o “Prémio Jovens Músicos”, uma das iniciativas com maior apoio regular e ininterrupto ao surgimento de novas gerações de músicos.
18 de Outubro, 21h00, Sala do Trono
J. Sousa Carvalho; L’Angelica
Serenata, versão de câmara. Composta em 1778 por João de Sousa Carvalho (1745-1799) e baseada num libreto de Pietro Metastasio.
Concerto Campestre
Pedro Castro, direcção musical
Joana Seara, Angelica / Lydia Viñes Curtis, Medoro / Fernando Guimarães, Orlando / Luísa Tavares, Licori / Sandra Medeiros, Tirsi
A serenata L’ Angelica foi composta por João de Sousa Carvalho em 1778, consistindo num género de música dramática aparentado com a ópera, mas com dimensões mais reduzidas e geralmente executada sem encenação. Um concerto demonstrativo da atenção dada ao património musical entrelaçado com a vida do próprio palácio.
25 de Outubro, 21h00, Sala do trono
Orquestra Gulbenkian
Direção musical, Leonardo Garcia Alarcón
J.D.Bontempo, Sinfonia n.º 1
F.J. Haydn, Sinfonia n.º 104
W.A Mozart, Aria de concerto “Alcandro lo Confesso”
David Perez, Abertura e arias de Persane, da Opera “Il Solimano”
Regular divulgador do património musical português, ou escrito em Portugal, durante os séculos XVIII e XIX, o maestro argentino Leonardo Garcia Alarcón regressa ao país para de novo trabalhar com a Orquestra Gulbenkian.

http://www.parquesdesintra.pt/noticias/tempestade-e-galanterie-marca-regresso-de-musica-setecentista-ao-palacio-de-queluz/


No comments:

Post a Comment