Mar 21, 2014

PARQUE DA PENA DISTINGUIDO COMO “JARDIM DE CAMÉLIAS DE EXCELÊNCIA” PELA INTERNATIONAL CAMELLIA SOCIETY


- Não existia nenhum Parque ou Jardim classificado em Portugal
- Integração na rede internacional de Jardins de Camélias de Excelência
- Mais de 2.250 exemplares de Camélias identificados
- Projeto em curso desde 2009

Imagens em alta resolução: http://62.28.132.233/1395230349.zip

O Parque da Pena (Sintra) recebeu, na passada sexta-feira, em Pontevedra (Espanha), a distinção de “Jardim de Camélias de Excelência” pela International Camellia Society (ICS), durante o Congresso bianual desta associação.
Esta distinção, de que não havia ainda qualquer exemplo em Portugal, torna o Parque da Pena membro de uma rede internacional de jardins de excelência no que se refere à sua coleção de Camélias.
 
Trata-se de um grupo restrito, tendo em conta a exigência dos critérios de seleção, que, até à passada sexta-feira, incluía apenas 30 representantes em todo o mundo (dos quais apenas um em Espanha). Os requisitos para ser aceite nesta listagem envolvem a existência de uma coleção de camélias com mais de 200 cultivares identificadas com sinalética apropriada e mapeadas com sistemas de georreferenciação, num jardim aberto ao público com um grau de manutenção elevado. São ainda critérios para a distinção o desenvolvimento de programas de investigação sobre a coleção de Camélias e a realização de atividades de divulgação e promoção, quer das Camélias em geral quer da coleção presente no Jardim (como a Exposição anual de Camélias em Sintra, promovida pela Parques de Sintra).
 

No comments:

Post a Comment